Renner utiliza energia solar para abastecimento de suas lojas

 em Articles

A Renner, maior varejista de moda do Brasil, começou a abastecer as lojas a partir de geração fotovoltaica. Desde fevereiro deste ano, todo o consumo energético de quatro unidades do Rio de Janeiro é suprido desta forma: são três lojas de rua localizadas em Ipanema, Copacabana e Largo do Machado e uma loja no Shopping Madureira.

A operação obedece às normativas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a chamada “geração distribuída”. Nesta modalidade, um micro ou minigerador injeta na rede de distribuição o volume produzido e recebe créditos para ter acesso à energia fornecida pela empresa distribuidora.

A fazenda solar localizada no município de Vassouras, a 120 quilômetros da capital fluminense, foi construída e é operada por um empreendedor parceiro. O espaço possui 4 mil painéis fotovoltaicos, que produzem em média 1,8 mil megawatts/hora/ano (MWh/ano), com 1,32 megawatts (MW) de potência.

O projeto está alinhado aos compromissos públicos de sustentabilidade assumidos pela Lojas Renner para 2021. As metas, anunciadas no ano passado, incluem o suprimento de 75% do consumo corporativo de energia a partir de fontes renováveis de baixa emissão (podendo ser solar, eólica, pequenas centrais hidrelétricas, biomassa, etc) e a redução de 20% das emissões de dióxido de carbono (CO2) em relação ao inventário de 2017.

“Com esta iniciativa, pretendemos aprofundar o conhecimento sobre o modelo e replicar a boa prática para outras lojas e também para os fornecedores de nossa cadeia produtiva, com o objetivo de incentivar e fomentar as premissas da sustentabilidade”, explica a diretora de Operações da Lojas Renner, Fabiana Taccola.

No caso do Rio de Janeiro, a aquisição de energia a partir da geração distribuída ainda garantiu para a Renner uma redução do custo de energia elétrica mensal de cada uma das lojas.

De acordo com a Aneel, existem 2.474 centrais de energia solar em operação no Brasil, com potência fiscalizada de 2,1 mil MW, o que representa 1,27% do parque gerador brasileiro, consideradas todas as fontes.

Sobre a Lojas Renner

Constituída em 1965, a Lojas Renner S.A. foi a primeira corporação brasileira com 100% das ações negociadas em bolsa e está listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis de governança corporativa da B3. Atua em todo o país por meio da Renner, que tem moda em diferentes estilos; da Camicado, empresa no segmento de casa e decoração; da Youcom, especializada em moda jovem; e da ASHUA Curve & Plus Size, que oferece roupas nos tamanhos 46 a 54. A companhia opera ainda com a Realize CFI, que apoia o negócio de varejo, através da oferta e gestão de produtos financeiros.

Em 2017, a Lojas Renner S.A. deu um passo importante ao inaugurar as primeiras unidades da Renner fora do país, no Uruguai. Atualmente, conta com mais de 570 lojas em operação, considerando todos os seus formatos.

Postagens Recentes

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

patagonia energia solarpatagonia energia solar
× Entrar em contato